Pema Wangyal Rinpoche, fundador da Songtsen, é o filho mais velho de Kangyur Rinpoche. Nasceu em Rong Drakmar, no Tibete central e, juntamente com a sua família, fugiu do Tibete, em 1958, estabelecendo-se na Índia, em Darjeeling.
Após a morte de Kangyur Rinpoche em 1975, Pema Wangyal Rinpoche e família vieram para a Dordogne, em França. Pema Wangyal Rinpoche with Dilgo Khyentse Rinpoche Pema Wangyal Rinpoche estudou exaustivamente e o seu saber transformou-se em realização nos muitos anos que passou em prática intensiva, primeiro sob a orientação de Kyabje Kangyur Rinpoche e, mais tarde, de Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, de Kyabje Dudjom Rinpoche e de muitos outros grandes mestres do budismo tibetano.
Continuando as atividades dos seus mestres e aspirando a realizar os seus desejos, Pema Wangyal Rinpoche há mais de três décadas que dá forma às ações desta organização.
Movido pela aspiração de ajudar os necessitados, com a sua experiência e conhecimento das necessidades das populações dos Himalaias, reunindo apoio internacional, Pema Wangyal Rinpoche promove e supervisiona pessoalmente várias obras e projetos educativos, sociais e culturais.
A pedido de vários grupos de estudantes e instituições em todo o mundo, desde 1975 Pema Wangyal Rinpoche com as crianças de Maratika que Rinpoche se dedica à transmissão dos ensinamentos budistas, dando conferências públicas, liderando seminários em vários países e oferecendo orientação pessoal. D
Desde 1980, Pema Wangyal Rinpoche orienta pessoalmente os tradicionais retiros de três anos de prática e estudo intensivos, na Dordogne, em França. Em 1999, iniciou programas de retiros que seguem o mesmo programa dos retiros fechados de três anos, em regime aberto, apelidados de “retiros paralelos”.
Atualmente, no âmbito destes retiros, transmite ensinamentos e instruções sobre meditação, em conjunto com Jigme Khyentse Rinpoche e Tsawa Rinam Rinpoche em França e em Portugal.
A sua preocupação com a preservação de textos raros levou-o a iniciar vários projetos para a conservação e restauro de manuscritos antigos, a sua transcrição caligráfica, digitalização e reimpressão.
Fundou o Grupo de Tradução Padmakara e supervisiona o seu trabalho de tradução, preservação e difusão dos textos budistas.
Songtsen - Casa da Cultura do Tibete
Rua Padre Luís Aparício, nº 9- 6º E
1150-248 Lisboa, Portugal
office@songtsen.pt