As crianças são os elementos mais vulneráveis das populações carenciadas da região dos Himalaias e por esta razão são as que mais necessitam de ajuda. O futuro da cultura tibetana e do budismo tibetano dependem das gerações mais novas e das oportunidades que lhes são dadas para estudarem, preservarem e transmitirem a sua tradição.
Os mosteiros, escolas e outras instituições fundadas pelas comunidades exiladas de tibetanos oferecem as melhores condições para as crianças viverem num meio condigno e de receberem uma educação que respeite e mantenha o seu património cultural e espiritual. No entanto, devido às dificuldades da vida no exílio, estas instituições não conseguem funcionar sem a ajuda da comunidade internacional.
É por esta razão que o Siddhartha se concentra na educação e cuidado das crianças e jovens que vivem nos mosteiros e instituições educacionais, assegurando a satisfação das necessidades básicas, tais como alimentação, vestuário, abrigo e instrução.
Embora o Siddhartha tenha inicialmente sido fundado para responder às necessidades das crianças refugiadas tibetanas, hoje a sua assistência ampliou-se. Todos os anos, o Siddhartha empreende projectos para ajudar crianças de todas as comunidades carenciadas dos Himalaias. Muitas dessas comunidades não têm acesso a escolas, recursos básicos e, nalguns casos, não têm sequer acesso a água potável.
O Siddhartha trabalha com a FKR Desenvolvimento de forma a criar escolas locais e melhorar as condições de vida em geral. O Siddhartha é um ramo da Association du Centre d’Etudes de Chanteloube, uma organização sem fins lucrativos, registada em França ao abrigo da lei de 1901.
O Siddhartha ajuda sobretudo através de um programa de patrocínio – Amigos do Siddhartha – que providencia um apoio estruturado a crianças e jovens que vivem em orfanatos, escolas e instituições monásticas na região dos Himalaias.
A doação regular de um Amigo do Siddhartha é teoricamente a soma necessária para garantir as necessidades básicas de alojamento, alimentação, vestuário, cuidados médicos e educação de uma criança. Apesar do grande esforço e apoio de todos os Amigos do Siddhartha, ainda não foi possível reunir fundos que cubram a totalidade das despesas de todas as crianças que vivem nas instituições apoiadas pelo Siddhartha.
Neste programa de patrocínio do Siddhartha, não se cria uma relação personalizada entre um doador e uma criança, de forma a não criar desigualdades entre as crianças, o que seria incompatível com a vida comunitária nos mosteiros. Os donativos angariados são distribuídos de forma equitativa em cada instituição e são enviados para as várias instituições, consoante o grau de necessidade. O supervisor de cada instituição é responsável pela correcta distribuição dos fundos, de acordo com as necessidades mais prementes do seu mosteiro.
A educação nestas instituições respeita a tradição cultural e espiritual do Tibete permitindo, a quem desejar, dedicar a sua vida ao estudo e prática espiritual. Em paralelo, procura assegurar que todas as crianças recebem uma educação prática que as prepare para o mundo actual, onde poderão arranjar empregos, continuar os estudos superiores ou aprender artes tradicionais, tais como pintura, caligrafia e escultura.
Songtsen - Casa da Cultura do Tibete
Calçada da Ajuda, 246 - 2A
1300 - 012 Lisboa
office@songtsen.pt
© Songtsen – Casa da Cultura do Tibete.