Jigme Khyentse Rinpoche é o terceiro filho de Kangyur Rinpoche e um dos diretores da Songtsen. Foi reconhecido por Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, Kyabje Dudjom Rinpoche e S.S. XVI Karmapa como encarnação de Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö. Jigme Khyentse Rinpoche passou a sua infância com Kangyur Rinpoche em Darjeeling.
Posteriormente, continuou os seus estudos e treino com Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, acompanhando-o na Índia, Nepal e Butão.
Em 1980, mudou-se para a França com a sua mãe Jetsun Jampa Chökyi e restante família. Foi também discípulo próximo de Kyabje Dudjom Rinpoche, Kyabje Trulshik Rinpoche, Kyabje Tenga Rinpoche e atualmente acompanha frequentemente as atividades de S.S. o Dalai Lama, Sua Santidade Sakya Trizin e Dzongsar Khyentse Rinpoche. Jigme Khyentse Rinpoche é a expressão viva e autêntica dos ensinamentos da linhagem de Khyentse Wangpo e da tradição Rimé.
É a personificação verdadeira do significado do seu nome, “Khyen” a “sabedoria” e “tse” a “compaixão”, ensinando o Dharma e guiando os praticantes com a sua vasta erudição e realização, aliada a um profundo conhecimento da cultura ocidental.
Jigme Khyentse Rinpoche, juntamente com Pema Wangyal Rinpoche e Tsawa Rinam Rinpoche, participa na orientação dos tradicionais retiros de três anos de prática e estudo intensivos, na Dordogne, e ensina nos “retiros paralelos”, em França e Portugal.
Atualmente Jigme Khyentse Rinpoche também dá conferências, transmite ensinamentos e orienta retiros em vários outros países, como Espanha, Austrália e Brasil, entre outros.
Paralelamente dirige o Grupo de Tradução Padmakara, orientando as suas publicações e auxiliando os seus tradutores na preciosa tarefa de tornar os textos budistas tibetanos acessíveis no ocidente.
Songtsen - Casa da Cultura do Tibete
Calçada da Ajuda, 246 - 2A
1300 - 012 Lisboa
office@songtsen.pt
© Songtsen – Casa da Cultura do Tibete.