Jaigon, Índia
Um Projecto de Pema Wangyal Rinpoche
Ajude a criar um futuro também para as raparigas!
Uma nova escola residencial em Jaigon, na fronteira entre a Índia e o Butão, precisa de ser construída. Jaigon é uma área empobrecida da Índia, onde as raparigas não têm muitas possibilidades para construir um futuro.
Em 2019, com o apoio de HH XIV Dalai Lama, a Kangyur Rinpoche Foundation construiu a Escola
Tenzin Gyatso em Jaigon. Agora, a Kangyur Rinpoche Foundation financiará a construção de um instituto dedicado à escolarização de raparigas. Faça parte deste projecto!
A Kangyur Rinpoche Foundation, seguindo os nobres objectivos da Kangyur Rinpoche, visa proporcionar abrigo e educação a crianças necessitadas, neste caso financiando a construção deste instituto.
A Necessidade de uma Escola para Raparigas
Este é um projecto querido a Tulku Rinpoche há vários anos.
No início de 2019, com o apoio de Sua Santidade o XIV Dalai Lama e da Kangyur Rinpoche Foundation (dirigida por Pema Wangyal Rinpoche e Jigme Khyentse Rinpoche), foi construído um edifício que inclui seis salas de aula, uma biblioteca, um escritório, sala de reuniões e sala de professores, quartos de dormir e casas de banho para estudantes, a Escola XIV Dalai Lama Tenzing Gyatso, em Jaigon, na fronteira entre a Índia e o Butão.
Este projecto, nesta zona empobrecida da Índia, foi um sucesso. Contudo, acolhe principalmente rapazes, pelo que a questão da escolaridade de raparigas permanece, pois de momento esta só pode ser alcançado através de condições muito difíceis.
Acreditamos firmemente que se conseguirmos proporcionar condições a estas raparigas, isso irá mudar a sua situação, agora e no futuro, bem como a das famílias nesta área. Dê-nos o seu apoio!
Reino Unido
Nome da conta: Kangyur Rinpoche Foundation
Código de Ordenação 20-12-75
Conta nº 43621103
SWIFT BIC BARCGB22
IBAN GB43 BARC 2012 7543 6211 03
Por favor, envie um e-mail para office@krfportugal.org com os detalhes do seu donativo!
Transferência bancária – Detalhes da conta
Portugal
Nome da conta: Kangyur Rinpoche P. C. Tibetana
IBAN: PT50 0061 0050 00555555500 50
BIC BDIGPTPL
Nome do Banco – BIG -Banco de Investimento Global
Endereço – Av. 24 de Julho 74, 1200-869 Lisboa
Também pode utilizar os detalhes de conta bancária acima referidos em
https://www.revolut.com/ https://wise.com/
Enquadramento do Projecto
Acharya Sangay Lodrö é um antigo discípulo de Sua Santidade o XIV Dalai Lama, Pema Wangyal Rinpoche e Jigme Khyentse Rinpoche. Ele esteve por trás da construção da Escola HH Tenzin Gyatso em Jaigon, Bengala Ocidental, Índia, também conhecida como Instituto Budista Dr. Ambedkar Memorial Mahayana.
Consciente de que na Índia, a proporção de raparigas que podem frequentar a escola permanece baixa em comparação com os rapazes da mesma idade, Acharya Sangay Lodrö pretende construir novas instalações dedicadas à escolarização de raparigas.
Porém, desde a fase inicial do Covid-19 até ao momento presente, a situação tem estado muito difícil na região de Jaigon. Sendo Jaigaon uma região empobrecida, as perturbações económicas e sociais causadas pela pandemia tinham sido devastadoras. Jaigaon é uma cidade que faz fronteira com o Butão e por ter estado em confinamento, não tem tido o movimento habitual de pessoas. Na ausência de meios para obter rendimentos durante os confinamentos, muitos não conseguiram alimentar-se a si próprios e às suas famílias, tornando as condições escolares particularmente difíceis.
Em Setembro de 2021, Acharya Sangye Lodrö pediu a Tulku Pema Wangyal Rinpoche ajuda nas suas despesas regulares. Assim, desde então, a Kangyur Rinpoche Foundation e o Projecto Siddhartha (no âmbito de Songtsen-Chanteloube), têm dado o seu apoio à instituição.
O novo projecto, tal como originalmente concebido, acomodaria até 90 raparigas. Mas como as condições, tanto de saúde como financeiras, são muito difíceis, Acharya Sangye Lodrö gostaria de iniciar a construção de apenas dois andares, incluindo uma cozinha, um refeitório, uma sala de aula e alguns quartos, para poder ter condições adequadas de funcionamento.
Sem este edifício, a questão da escolaridade das raparigas mantém-se. Neste momento, 25 residentes, monjas e raparigas leigas, vivem em instalações com condições muito precárias. Muitas outras gostariam de se juntar, mas isso não é possível de momento. Sem salas de aula ou refeitório, têm de caminhar 5 km para poder estudar na Escola Jaigon S.S. Tenzin Gyatso.
Acreditamos firmemente que se conseguirmos fornecer as condições (educação, alimentação e vestuário) a estas raparigas, isso irá mudar o seu futuro, bem como as famílias e estudantes daquela região!
Songtsen - Casa da Cultura do Tibete
Calçada da Ajuda, 246 - 2A
1300 - 012 Lisboa
office@songtsen.pt
© Songtsen – Casa da Cultura do Tibete.