Maratika é uma aldeia no distrito de Khotang, no Nepal, onde reside uma comunidade particularmente carenciada. Localiza-se a 185 quilómetros a sudoeste do monte Evereste. É um local especial, associado a Guru Rinpoche e à sua realização do siddhi da vida eterna.
Esta aldeia rural é habitada por uma comunidade muito pobre, em que os filhos da maioria das famílias não tem acesso à escola e a recursos tão básicos como água potável. Algumas destas crianças têm que caminhar três horas por dia para poderem frequentar a escola, enquanto outras nem sequer têm esta possibilidade. As que podem ir à escola primária não podem prosseguir os seus estudos pois a aldeia não tem uma escola secundária.
Há alguns anos que a FKR Desenvolvimento e o Siddhartha trabalham para construir e recuperar escolas em aldeias remotas do Nepal. Em Maratika reconstruiram e ampliaram a antiga escola primária, que estava já muito degradada.
Paralelamente, o Siddhartha apoia cerca de 600 crianças de forma regular. Os donativos de amigos e patrocinadores contribuem para garantir uma refeição diária às crianças.
O Siddhartha está constantemente em busca de fundos e contribuições para reforçar os seus projetos.